Odsal Ling: Templo Budista de origem tibetana que vale a pena conhecer
A 35 quilômetros da capital São Paulo, na cidade de Cotia, encontra-se o templo de tradição tibetana chamado Odsal Ling. O templo teve início em 1994 no Brasil e faz parte de uma ordem de Budismo chamada Chagdud Gonpa, do século 15.
O lugar é tido por muitos como um refúgio, pois conta com uma atmosfera propícia para reflexão e meditação difícil de encontrar em meio às grandes cidades.
A cidade de Cotia abriga dois templos budistas muito expressivos e de linhas diferentes: Templo Zu Lai e Templo Odsal Ling.
Budismo e Hinduísmo: tradições irmãs
Existe uma polêmica religiosa na Índia a respeito de Gautama Budha ser, ou não, considerado um dos avatares do Senhor Vishnu. Avatar é um conceito hindu que se refere ao aparecimento material, ou encarnação, de uma deidade na Terra.
Na lista dos 10 avatares de Vishnu, chamada Dashavatara (do sânscrito, Dasa, significa Dez; e Avatara significa avatar), o nono Avatar gera controvérsias. No Norte da Índia, o nono avatar é representado pelo Senhor Balarama. No estado de Odisha é representado por Jagannatha, em outros locais pela deidade Vithoba.
Entre hindus mais ortodoxos, acredita-se que, por Gautama Budha ter rejeitado a autenticidade das escrituras védicas, ele não pode ser ser considerado um dos avatares de Vishnu.
O fato é que Budha aparece em muitas representações do Dashavatara. Isso acontece porque muitos acreditam que, tanto aqueles que são de filosofia Astika (que aceitam a autoridade dos Vedas), quanto Nastika (não aceitam a autoridade dos Vedas) são extensão do vasto e compreensivo Sanatana Dharma.
Budha é a terceira deidade à direita. Os 10 avatares de Vishnu são: Matsya, Kurma, Varaha, Narasimha, Vamana, Parashurama, Rama, Krishna, (Balarama) ou Buddha, e Kalki.
Polêmicas à parte, o Brasil é um local onde há muitos Templos Budistas bem perto das capitais, e que são uma alternativa para quem quer fugir das festividades populares como Copa do Mundo e Carnaval.
Confira abaixo uma breve introdução ao Templo Odsal Ling, de origem tibetana:
Na entrada há desenhos no chão para dar boas vindas aos visitantes, representando os Chakras. Arquitetura e o colorido da arte tibetana impressiona por si só
Há ensinamentos budistas e práticas de meditação abertas ao público
O Guru fundador do templo é Chagdud Rinpoche, segundo seus discípulos tinha uma personalidade muito marcante. Nasceu em 1930 e faleceu em 2002, aqui no Brasil, pois fixou residencia aqui
Esse templo não é único da tradição Chagdud Gonpa no Brasil: a sede fica no Rio Grande do Sul - Três Coroas
Esse templo oferece, além de guia para explicar os detalhes do templo, estacionamento, restaurante, loja com muito livros sobre a filosofia budista
Informações Gerais Visitas podem ser feitas nos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h (durante retiros o horário pode mudar, então é necessário confirmar)
Para almoçar no templo, é necessário enviar um e-mail para: secretaria@odsalling.org
Como chegar
No terminal Barra Funda em São Paulo é possível pegar duas linhas de ônibus para o terminal de Cotia:
- Linha Danúbio Azul (executivo) com saída às 8h (chegada às 9h)
- Linha intermunicipal (semi-executivo) São Paulo - Cotia, freqüência: 20 em 20 minutos
A passagem de ambas as linhas saem em torno de 12,00 reais
Do terminal de Cotia para o templo é preciso ir de taxi, abaixo está o cartão da rede de taxis que sai do terminal. O custo de ida para um domingo de manhã sai em torno de 35 reais.
No retorno há linhas de intermunicipais de ônibus que saem do terminal para o metrô Butantã e Pinheiros em São Paulo, que custam em torno 5 reais.
Conheça o site oficial do Templo Odsal Ling
Créditos da imagem: Fonte