5 principais benefícios do Amla em pó para sua saúde
A palavra Amla, literalmente, quer dizer 'azedo'. E assim é o gosto do pequeno fruto desta árvore considerada sagrada na cultura védica pois é dito que o Senhor Vishnu habita nela.
Hoje, o Amla ganhou popularidade por conta de seus inúmeros benefícios para saúde e beleza dos cabelos, sendo possível encontrar no Brasil o pó e óleo para cabelos em casas de produtos naturais (Veja o artigo: Passo a passo de Como Aplicar o Amla em pó nos cabelos). No entanto, os benefícios do Amla vão muito além.
De acordo com o Ayurveda os rasas (sabores) do Amla são: azedo e adstringente e ele é conhecido por equilibrar todos os três Doshas principalmente acalmar o Pitta Dosha(*veja ao final do texto uma breve descrição dos Doshas)
Sabe-se que o Amla é um fruto com grande concentração de vitamina C - vinte vezes mais que a laranja. Isso faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais fortes e grossos. Sua capacidade de promover Ojas (Ojas: a pura essência do dosha Kapha) melhora a imunidade do corpo, ajudando-o a combater infecções facilmente.
Os 5 principais benefícios do Amla para Saúde
1
Reduz risco de doenças do coração e colesterol ruim
2
Rico em antioxidantes, promove rejuvenescimento
3
Alto teor de fibras ajuda no sistema digestivo (ajuda principalmente em problemas de constipação)
4
Equilibra agni (fogo digestivo)
5
Traz grandes benefícios para a saúde dos olhos, cabelos, unhas e pele
Como tomar o Amla em pó?
A recomendação geral é tomar 3 gramas do pó (o que equivale a 1/2 colher de chá) em um copo de água, de uma a duas vezes por dia - preferência antes das principais refeições.
Onde encontrar?
É possível também encontrar o Amla pelo seu nome em sânscrito Amalaki e também pelo nomes: Myrobalan, groselha da Índia, entre outros em casas de produtos ayurvédicos e sites como o Ebay.
Curiosidade
Amla Chutney é bem comum na Índia
e tem até o produto já preparado em
conserva prontinho para comer com um
chapati à venda nos supermercado.
Hmm, vai um aí?
O que são os Doshas? Uma breve descrição
Doshas são os humores biológicos, energias que circulam no corpo e governam suas características físicas, mentais e emocionais. Eles são formados a partir dos cinco estados da matéria (éter ou espaço, terra, água, ar e fogo) e são de 3 tipos:
Vata - ar e espaço, vata é seco, áspero, leve, gelado, móvel, sutil e claro. É a energia sutil do movimento ligada à mente, vento, criatividade e flexibilidade.
Pitta - fogo e água, é a fusão do quente, afiado, claro, oleoso. É uma energia que não é nem móvel nem estável: ela se espalha assim como o calor do fogo permeia o ambiente onde está ou a água que vai na direção demarcada pelo terreno. Pitta está relacionado com a digestão, inteligência, transformação.
Kapha - terra e água, é pesado, lento, fresco, estável, oleoso, macio. É a energia que dá estrutura e solidez, dá coesão para manter qualquer forma em particular. Também hidrata células e sistemas. Está associado com amor e compaixão.