O que significa o ponto entre as sobrancelhas: Bindi e o Ajna Chakra
A origem do Bindi pode ser encontrada em textos védicos antigos. Apesar de ser usado atualmente apenas como acessório em algumas partes do mundo, o bindi tem um significado especial ainda hoje na tradição hindu.
Existem diferentes cores usadas em diferentes ocasiões e estágios da vida. Homens também usam Tilak (marca vertical na testa) durante Pujas e orações ou cerimônias religiosas na Índia. Há muitas razões por esta prática ter tido início há tempos atrás.
O uso do Bindi
Socialmente, o bindi vermelho é usado por mulheres casadas significando amor e prosperidade. O nome 'bindi' é derivado do sânscrito "bindu", que quer dizer 'ponto' ou 'marca'. Geralmente, faz-se o ponto vermelho com um pó chamado kumkum na testa entre as sombrancelhas. Veja também: Massala Chai, receita da bebida indiana que substitui o café
A razão mais profunda para o uso do bindi, no entanto, é explicado pela espiritualidade hindu.
Todas as manhãs os hindus fazem sua higiene pessoal e sentam-se em oração em busca de Verdades espirituais por meio de mantras e orações. No entanto, é natural que não seja possível permanecer em oração o dia inteiro. Então quando se deixa a sala de meditação/oração coloca-se a marca entre as sombrancelhas para que seja lembrado, ao longo do dia, suas ações e o propósito de sua vida. Obviamente não é possível ver a própria marca na testa então sempre que alguém a vê na testa de outra pessoa ela tem a chance de lembrar-se do propósito de sua vida, sua busca espiritual.
A idéia é lembrar-se de que todas as coisas que fazemos estão sendo dedicadas à aquisição deste Supremo objetivo.
Do ponto de vista da saúde, o Bindi é usado entre as sombrancelhas na região onde se encontra a glândula pineal. Esta é
uma importante glândula e aplicar o pó
mantém os nervos em equilíbrio,
conservando sua energia
Os bindis atuais aplicados com cola e feitos de vidro ou plástico não trazem benefício algum sendo usado apenas como acessório.
O Chakra Ajna é considerado o lugar o 'Terceiro olho' e é ali onde se aplica o Bindi.
O Ajna é o chakra onde finalmente perdemos o ego (chamado Ahamkara, senso de individualidade). O uso do Bindi é um lembrete de um ao outro na sociedade para que se olhe com os olhos da mente e veja o panorama maior de que o 'Universo é Um'